Goiânia sedia lançamento de teste para diagnóstico de Alzheimer e de outras dificuldades de memória
Publicado em : 08/05/2018
A cada três segundos, um novo caso de demência é detectado no mundo. O dado é do Relatório 2015 da Associação Internacional de Alzheimer (ADI), que traz ainda outra previsão alarmante: o número de pessoas com demência irá praticamente dobrar a cada 20 anos, chegando a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050. No entanto, o diagnóstico precoce no Brasil ganhou mais uma ferramenta como aliada: foi lançado no País, mais precisamente em Goiânia, o Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT), importante instrumento que auxilia no laudo de casos de Alzheimer e de outras patologias ligadas a problemas de memória.
“O RAVLT é um teste utilizado por neuropsicólogos de todo o mundo para avaliar e analisar os processos de memória de um paciente. Só agora ele foi padronizado e normatizado para ser aplicado na população brasileira. E Goiânia foi escolhida para sediar esse lançamento nacional”, afirma a psicóloga, neuropsicóloga e diretora de Ensino e Pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Neurociências (Nepneuro), Marina Nery Machado.
Já a neuropsicóloga Pethra Ediala destaca que o teste é muito utilizado na investigação do Alzheimer, embora não se limite apenas a ele. “O uso do RAVLT é extremamente amplo, podendo ser aplicado em crianças de 6 anos até idosos. É um instrumento que passeia por todas as fases do processo de aprendizagem, por isso auxilia de forma tão eficaz no diagnóstico diferencial. Por meio dele conseguimos constatar onde é a dificuldade do paciente, no armazenamento ou na recuperação das informações”, exemplifica.
O lançamento em Goiânia foi viabilizado pelo Nepneuro, com apoio da editora Vetor, e contou com a presença de dois dos maiores pesquisadores da Neuropsicologia brasileira: os professores doutores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Leandro Malloy-Diniz e Jonas Jardim de Paula. Marina Nery Machado foi a mediadora da discussão sobre o uso do RAVLT em casos clínicos.
“Este é um momento histórico para a Neuropsicologia brasileira, quando está sendo lançada a versão nacional de um teste padrão ouro que já existe há mais de 70 anos em outros países”, pontua a diretora do Nepneuro. “De tudo o que eu já fiz desde a minha graduação em Psicologia, esse é o momento mais emocionalmente importante que já vivi”, garante Malloy-Diniz, com a experiência de quem já presidiu a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) por dois mandatos, entre 2011 e 2015.
O evento de lançamento do RAVLT reuniu psicólogos e neuropsicólogos de Goiânia e do interior do Estado, além de outros profissionais da Saúde, que lotaram o auditório do Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo (CRER), com capacidade para cerca de 180 pessoas.
Assessoria de Comunicação – NEPNEURO
Jornalistas Carla Lacerda e Thiago Marques