Volta às aulas: psicóloga comportamental orienta pais cujos filhos vão pela primeira vez à escola
Publicado em : 31/01/2018
Período de volta às aulas é sinônimo de ansiedade para as crianças... e também para os pais. Mas nada de desespero: com um pouco de planejamento e bom senso, dá pra desfrutar, e muito, desse início de jornada na vida dos filhos. A psicóloga comportamental Fernanda Cupertino, do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociência (NEPNEURO), dá algumas dicas para que essa experiência possa ser vivenciada da forma mais tranquila possível.
De acordo com a especialista, os pais de crianças que vão começar o processo escolar nesse momento devem conhecer bem o colégio e os professores, além da metodologia de ensino. Uma visita antes é imprescindível. “Além da razão, os pais devem prestar atenção também às emoções que o ambiente desperta neles. Se estiverem inseguros, é certo que esse sentimento passará para as crianças. Por isso, a importância de se certificar de todos os detalhes e sanar todas as dúvidas antes de escolher uma escola para o filho”, pondera.
Fernanda também lembra que é importante que os pais dos pequeninos, principalmente dos “novatos” na jornada, expliquem às crianças, com clareza, como vai ser o local que elas passarão a frequentar quase que diariamente. Outra dica, complementa, é conversar, durante o percurso casa-escola, sobre as atividades que serão realizadas neste novo ambiente. “Isso deixa a criança menos ansiosa e mais tranquila em relação ao que vai acontecer”.
E atenção! Não se frustrem se, nos primeiros dias, o aluno se mostrar adaptado e motivado com o colégio e, tempo depois, esse panorama mudar completamente. “Esse desconforto pode ocorrer porque com o início das atividades e obrigações escolares, a criança vai perceber que perderá os hábitos das férias. Será natural ocorrer alguns episódios de choro, mas tão logo ela se acostume com a rotina, o engajamento volta”, explica.
Assessoria de Comunicação - NEPNEURO